Agosto trouxe condições climáticas favoráveis que impulsionaram a maturação e colheita dos cultivos de segunda safra no Brasil. Segundo o mais recente Boletim de Monitoramento Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em 27 de agosto de 2024, as regiões produtoras de cereais de inverno, especialmente no Sul do país, experimentaram um tempo estável que beneficiou significativamente as lavouras.
O boletim destaca que, apesar de algumas áreas como o norte do Paraná enfrentarem desafios devido à falta de chuvas, a redução das temperaturas contribuiu para o desenvolvimento saudável da maioria das lavouras de trigo. Contudo, episódios de geada em algumas áreas em floração podem ter causado danos.
Por outro lado, o desenvolvimento dos cultivos de inverno mostrou um atraso inicial em partes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Felizmente, dados recentes indicam uma recuperação notável, com condições de crescimento agora acima da média nessas regiões, graças à conclusão eficaz da semeadura e ao progresso favorável das lavouras.
Este boletim mensal, que é fruto da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), juntamente com outros colaboradores, continua sendo uma ferramenta vital para o planejamento e a análise agrícola no país.
Acesse o relatório completo no site da Conab para mais informações detalhadas.